segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MISTÉRIOS: John Titor, O Viajante do Tempo

O Viajante

No inicio dos anos 2000, a internet não era tão popular como hoje. O acesso era restrito à poucas pessoas com condições de ter uma microcomputador em casa. Não havia tanta interatividade, tampouco as milhares de redes sociais interligadas como nos dias atuais. O grande barato na internet naquela época eram as salas de bate-papo e o fóruns de discussões de determinados assuntos.
E foi justamente num destes fóruns que surgiu um grande mito da internet. Esse mito era John Titor, um sujeito que surgiu nos fóruns dizendo ser um viajante vindo do futuro.

Logotipo da equipe de viajantes do tempo de John Titor;

































“Saudações. Eu sou um viajante do tempo do ano de 2036”. Era assim que começava o primeiro dos vários textos assinados por John Titor em 2001, no já extinto fórum Artbell. De início, a mensagem causou espanto, polêmica e até piadinhas, porem após algumas perguntas, Titor começou a revelar algumas questões sobre as próximas décadas com uma segurança incomum.
O que poderia ser apenas uma brincadeira de mau gosto ganhou proporções incríveis, e um mistério que até hoje intriga quem utiliza a rede mundial de computadores.

Titor dizia morar com a família em uma base militar em Tampa, no estado norte-americano da Flórida e antes de "parar" no ano de 2001 para questões particulares, ele tinha uma missão no ano de 1975. O objetivo desta missão era coletar um 5100, um dos primeiros modelos de computador pessoal fabricado pela IBM. Segundo o viajante, tal máquina possuía uma “função acidental” e única que foi pouco divulgada pela empresa, mas era algo essencial para traduzir códigos em 2036.

O mais incrível disso tudo, é que, segundo relatórios da IBM, todas as maquinas deste modelo haviam sido recolhidas por algum motivo não esclarecido, porem uma unidade havia misteriosamente sumido.
Titor interagiu pacificamente com as pessoas do forum durante meses, conquistando inclusive a confiança de muitos que acreditavam na sua bizarra historia.

IBM 5100




O Vida no Ano de 2036

Segundo Titor, a vida em 2036 seria bastante diferente, pois à partir de 2004, uma guerra civil se deflagaria nos EUA apos as eleições presidências daquele ano. Tal conflito ganharia níveis mundias até que, em 2015, a Russia lançaria um míssil contra os EUA que devastariam estados inteiros, dando inicio à uma curta, porem intensa 3° guerra mundial.
Ainda de acordo com ele, o meio ambiente estaria infestado de radiação e doenças, a produção de alimentos passaria a ocorrer em estufas, a água seria bastante escassa, e alguns itens simples do nosso cotidiano, como bicicletas, seriam bastantes raros.

Algumas previsões de Titor foram corretas: ele previu que as plataformas móveis seriam essenciais, já que você teria acesso à tecnologia mesmo fora de casa, por exemplo. Além disso, ele alerta para os riscos da doença de Creutzfeldt-Jakob, a vaca louca, que preocuparia a pecuária nos anos seguintes. Mas ele também errou em várias coisas, como quando afirmou que não haveria a realização de Jogos Olímpicos após as guerras civis de 2005.

Outras Previsões de John Titor:

-Segundo Titor, em 2005 o Presidente americano iria simplesmente atacar os direitos constitucionais (ato que realmente aconteceu, quando W. Bush assinou o Patriot Act)

-Em 2012 o EUA teriam problemas internos graves que gerariam conflitos e uma grande migração de pessoas para locais menos habitados. Por esses motivos os direitos civis serão deixados de lado;

-2015 seria o ano de inicio de uma guerra nuclear que segundo ele irá matar 3 bilhões de pessoas;

-Ele revelou que o CERN conseguirá descobrir as bases para a viagem no tempo;

-Disse também que a China conseguiria mandar um homem para o espaço, algo que já aconteceu em 2003;

-E disse ainda que haveriam conflitos futuros entre o EUA e a China.


A Maquina do Tempo

Sobre o dispositivo utilizado por Titor para se locomover no tempo/espaço, o C204 Gravity Distortion Time Displacement Unit, apenas alguns detalhes foram fornecidos. Sabemos que se trata de uma máquina complexa acoplada em um carro (um Corvette), como o conceito usado em “De Volta para o Futuro”.

John Titor, o viajante do tempo
Parte do painel do carro que seria a máquina do tempo. (Fonte da imagem: Anomalies)

A máquina envolve campos magnéticos, baterias, zonas de raios X e conceitos eletrônicos avançados. Titor até postou trechos de um manual de uso que ele trazia consigo – e quem o analisou disse que aquilo realmente fazia algum sentido.
John Titor, o viajante do tempo
Alguns rascunhos da máquina do tempo de John Titor. (Fonte da imagem: Anomalies)



Suposto esquema eletrônico/pneumático de alguma parte ou peças da maquina do tempo deixado por John Titor.
































Titor alerta que alguns do eventos citados por ele poderiam na verdade não acorrer. Pois ao viajar para o passado e revelar à humanidade eventos futuros, Titor criou duas linhas do tempo, sendo uma delas a original (vivida por Titor) e a outra paralela (criada após a viagem no tempo). O conhecimento avançado sobre o assunto indica que, se ele era uma fraude, ao menos sabia do que estava falando.



Imagem deixada por Titor que representa o esquema Wormholes que possibilitaria a viagem no tempo(veja mais aqui)























A Volta pra Casa

Após aproximadamente 4 meses de muita discussão e revelações, Titor anuncio que estaria retornado para seu tempo, e apos isso não houve mais postagens.

Muitas pessoas procuraram o mundo pelo sobrenome "Titor" mas nada de concreto foi encontrado.
E ainda hoje o mistério continua, pois ninguém jamais apareceu para dizer que foi o autor da suposta brincadeira.

Hoje ainda existem sites que destinados a historia de John Titor, e lá é possível ver todas as suas postagens na integra. Veja aqui e aqui.


E ai, você acredita??

Nenhum comentário:

Postar um comentário